quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Nota de repúdio à matéria homofóbica publicada pelo Blog "O Tabuleiro"

Nós, do Coletivo LGBT Gênero e Poder da Universidade Estadual de Santa Cruz, desejamos declarar publicamente o nosso repúdio à matéria publicada em 10 de setembro pelo Blog O Tabuleiro intitulada “Jovens trocam carícias nos arredores do Palácio Paranaguá”.
Com uma foto de dois rapazes sentados bastante próximos, o texto diz que nos arredores do Palácio Paranaguá, em Ilhéus, local ocupado pelo Coletivo Reúne Ilhéus há mais de dois meses, acontece de tudo, tratando como completamente anormal/exótico o relacionamento entre duas pessoas do mesmo gênero.

O Blog insiste em formar a opinião de que os jovens se excederam, usando expressões como “carícias íntimas” e “afetos calientes”, a imagem publicada pelo mesmo, contudo, não mostra nada de excessivo e, certamente, em todos os locais da cidade nos deparamos com demonstrações de afeto muito mais intensas do que esta, que virou alvo de atenção dos pedestres e do O Tabuleiro.

O que diferencia os carinhos trocados diariamente em público, mas que passam despercebidos, dos expostos na matéria é o fato de o casal ser formado por duas pessoas do gênero masculino (como foi enfatizado na matéria). O homossexual não tem o direito de abraçar, beijar, encostar a cabeça no ombro? É necessário que ele se mantenha em locais escondidos, perigosos, sujos para que o seu amor não fira os olhos dos homofóbicos?

Para finalizar, o Blog faz questão de dizer para os leitores que o vínculo que existe entre casais homoafetivos é de “descaração”. Que nós vivemos em uma sociedade homofóbica, machista, classista e racista, é sabido por todas e todos, mas, para nós, é inaceitável que um blog, com grande possibilidade de alcançar os mais variados setores sociais, reforce, por meio de suas reportagens, opiniões preconceituosas e discriminatórias.


O Coletivo LGBT Gênero e Poder, o Reúne Ilhéus, assim como toda a sociedade ilheense, não pode aceitar que um Blog, em vez de se juntar na luta pelo combate às opressões, as alimente, as fortaleça, estimulando os cidadãos a se desrespeitarem. Por isso, nós exigimos que o Blog O Tabuleiro se retrate publicamente pela forma desrespeitosa como tratou a comunidade LGBT ao noticiar matéria tão repleta de ironias e ofensas!