segunda-feira, 3 de setembro de 2012

8ª Parada LGBT de Ilhéus - 2012


A Parada Gay deste ano já tem data para ser realizada: Será no dia 30 de setembro, a partir das 13 horas na avenida Soares Lopes. O evento chega a sua 8ª edição e em Ilhéus é promovido por meio de uma parceria entre Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Educação e Promoção a Saúde de Ilhéus (Nepsi) e do Centro de Testagem e Amostragem/DST- Aids, o grupo Gay de Ilhéus Eros e o Grupo Lésbico de Ilhéus Saphos, entre outros órgãos e entidades.
Segundo a programação da 8ª Parada GLBT, serão organizadas no dia 19 de setembro atividades especiais em comemoração ao Dia Municipal de Conscientização e Combate a Aids, Lesbofobia e Homofobia de Ilhéus. Os grupos Eros e Saphos e a coordenação do DST-Aids montarão um estande na Praça J. J. Seabra, no centro da cidade, para oferecer à população palestras, distribuição de panfletos, além do teste rápido para diagnóstico para HIV.
Já no dia 30 de setembro, milhares de pessoas devem comparecer à Soares Lopes para acompanhar o desfile da Parada GLBT, que este ano traz como tema “Se o seu amor pode, o meu também”. Este ano são esperadas para a Parada Gay de Ilhéus mais de 30 mil pessoas. Além de ilheenses, o evento reúne turistas de diversas cidades do interior da Bahia, da capital e de outros estados, se consolidando como um importante evento para a cidade. O evento contará com a animação de dois trios, DJs, participação de gogo-boys e gogo-girls, além de ações como distribuição de camisinhas e material informativo sobre as doenças sexualmente transmissíveis e contra a homofobia.
A Parada tem objetivos preventivos e educativos, e é considerada, atualmente, um importante instrumento de promoção de visibilidade para a mobilização social e enfrentamento da homofobia no Brasil. O evento também é considerado uma forma de chamar a atenção da sociedade para a importância da valorização da através dos testes de detecção da Aids e do uso de preservativos.